O Studio MADe, com sede na Índia, venceu o concurso Suncheon Art Platform com o seu projeto, The Hidden Cloister. O concurso, realizado pela cidade de Suncheon, Coreia do Sul, procurava revitalizar a área antiga da cidade com uma praça artística que conta com um centro de artes.
Com o projeto The Hidden Cloister, o Studio MADe visa criar um "vazio psicológico no meio de uma área altamente adensada, criando um quadrilátero a céu aberto com uma simples subtração do terreno". Assim, a proposta cria uma nova ligação no coração da Antiga Cidade ao conectar a margem do rio com espaço público.
Além disso, a proposta conta com um parque que cria ilhas verdes e uma barreira sonora em um espaço altamente urbanizado e aproxima a cidade de Suncheon de sua meta de se tornar uma "cidade-ecológica".
O quadrilátero será cercada por uma vazio, que atuará como um espaço limiar entre luz e sombra. Aqui, visitantes podem caminhar e acessar espaços subterrâneos em torno do vazio.
"O sistema construtivo em geral é remanescente da arquitetura tradicional coreana, mas ao mesmo tempo abre o centro da cidade antiga para interpretações contemporâneas", apontam os arquitetos.
Saiba mais sobre o projeto aqui.
Arquitetos
Localização
Suncheon-si, Jeollanam-do, Coréia do SulDesign Team
Madhusudhan Chalasani, Mario Galiana Liras, Mario Yanez Aller, Carlos Gonzalvo, Bharat Kumar, German Muller, Niharika SanyalFotografias
Cortesia de Studio MADe
Via Studio MADe.